top of page
Buscar
  • simonechittoni

Vale a pena enfrentar tratamentos complexos para salvar dentes problemáticos?

Antes de entrarmos no assunto do texto de hoje, fazemos a ressalva da importância da prevenção, pois a dor de dente ou machucados na boca, que irão exigir tratamento ou extração, aparecem quando o problema já está instalado e precisa da intervenção do dentista. E para isso, é essencial a visita frequente ao profissional que te atende.

Bem, em relação ao assunto específico de hoje, é consenso no mundo odontológico que devemos tentar ao máximo a preservação do dente, ao contrário de épocas passadas, quando questões culturais e de falta de novas tecnologias levavam a extração como única opção.

No entanto, existem alguns problemas bucais como cáries e periodontites em estágios avançados que, se ainda tiverem tratamento, exigirão procedimentos muito trabalhosos e caros. Para tratar esses males, o dentista pode optar, em decisão com o paciente, por tentar salvar o dente, dentro dos limites da viabilidade, ou pela extração. Quando a única alternativa for arrancar o dente, é fundamental que sua reposição ocorra o mais rápido possível, pois cada dente tem papel fundamental na arcada e é indispensável para uma boa saúde bucal, uma mordida correta e para a realização de qualquer atividade do dia a dia. Se a reposição deste dente demorar muito para acontecer, os dentes vizinhos podem entortar e então se deslocar para tentar ocupar o espaço vazio.

Portanto o planejamento de retirar um dente exige que seja incluída a etapa de reposição, seja através de um implante dentário ou outro tipo de prótese dentária.

Em qualquer caso, o dentista precisa realizar uma avaliação minuciosa para determinar qual é o melhor tratamento para preservar ou extrair um dente, levando em conta os possíveis resultados e os objetivos do paciente.


_______


CLÍNICA ORTHOSIM 💚

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page