As ligas ortodônticas, os famosos elásticos de borracha apelidados pelos pacientes de “borrachinhas”, são fundamentais para o sucesso do tratamento com aparelhos fixos convencionais. São elas que ligam o bráquete – peça de metal colada com resina em cada dente – ao fio metálico (arco), sendo responsáveis por auxiliar a movimentação dos dentes, corrigindo a mordida.
Borrachinhas coloridas, pequenas e finas- fixas no aparelho
Estas são as borrachinhas que ligam o bráquete ao arco. Só devem ser trocadas pelo ortodontista, nunca pelo paciente. As borrachinhas coloridas podem ser individuais ou em cadeia, como se formassem uma corrente. Neste segundo caso, são usadas para fechar espaço entre os dentes e desgirar dentes.
As borrachinhas devem ser trocadas de tempos em tempos?
Sim, por várias razões, como por exemplo, a perda da firmeza com o passar dos dias, sendo cada vez menos eficiente na ativação dos movimentos. O paciente é capaz, inclusive, de sentir isso, pois logo após a troca da borrachinha ele costuma sentir dor, que desaparece após alguns dias.
Além de perder a resistência, a borrachinha também perde a cor com o tempo, ficando desbotada e deixando o aparelho com aspecto estético alterado.
Outra razão é o ocasional acúmulo de alimentos entre a borrachinha, feita de material poroso, e as outras peças do aparelho ortodôntico. Esse alimento acumulado causa o surgimento de placas bacterianas e até de manchas nos dentes.
Como cuidar das ligas de aparelho ortodôntico?
As ligas de aparelho também exigem alguns cuidados para assegurar a sua funcionalidade e, principalmente, a saúde bucal do paciente. A primeira regra é manter uma boa rotina de limpeza dos dentes, incluindo o uso da escova interdental e enxaguante bucal para garantir uma higiene mais eficaz. Além disso, quem faz uso das ligas de aparelho deve respeitar o intervalo de no mínimo 21 dias. É fundamental manter a manutenção mensal no dentista, realizando suas consultas dentro do período indicado para que o aparelho se mantenham sempre funcionando adequadamente.
O mais importante de tudo é percebermos este acessório como UM GRANDE ALIADO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO, POIS É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA, mas só irá nos trazer os resultados planejados se houver, mais do que nunca, dedicação e comprometimento do paciente.