O assunto de hoje tem total relação com uma das principais perguntas que mais ouvimos no consultório: qual o tempo de duração do tratamento ortodôntico? Como costumamos responder, em média, um tratamento com aparelho fixo dura cerca de 2 anos a 3 anos, mas esse tempo depende dos cuidados do paciente com o aparelho, incluindo a assiduidade nas consultas mensais de manutenção.
O que é a manutenção ortodôntica?
A manutenção ortodôntica é o cuidado regular feito pelo ortodontista para ativação do aparelho, garantindo que os movimentos para alinhamento dos dentes continuem de acordo com o planejado no início do tratamento. Além disso, são feitas:
• Troca do fio ortodôntico e borrachinhas;
• Verificação da higiene bucal;
• Colagem de alguma eventual peça solta;
• Instalação de novos arcos ortodônticos, quando necessário;
• Verificação dos movimentos de acordo com a última manutenção.
A manutenção do aparelho dói?
O procedimento de manutenção em si não causa dor. Pode haver um desconforto normal de poucos dias resultante do alinhamento da arcada dentária.
Qual o prazo para realizar as manutenções?
Normalmente o paciente deve ir ao consultório a cada 30 dias para realizar as manutenções, mas podem haver variações de caso para caso a partir da análise do ortodontista.
5 motivos para manter em dia as manutenções do aparelho
-Alcançar o prazo estipulado pelo ortodontista para a duração de todo o tratamento;
-Otimizar os custos do tratamento, alcançando a posição desejada dos dentes dentro do planejado;
-Manter a boca sem eventuais incômodos causados por sobras de fios, por exemplo;
-Higiene adequada e completa diariamente;
-Dentes e gengivas sempre saudáveis.
A gente sabe que pode até dar uma preguicinha na hora de ir na consulta de manutenção do aparelho ortodôntico, mas é importantíssimo ter claro que é um processo fundamental para o sucesso do tratamento. Se você usa aparelho, compareça nas consultas programadas de manutenção ;)
Comments