Um sorriso saudável e bonito vai muito além da estética: é um grande indicativo de cuidados com a saúde. E a gengiva é um grande exemplo disso, já que seus problemas, muitas vezes graves, estão normalmente relacionados a uma higiene bucal insuficiente e poderiam ser facilmente prevenidos. Outros fatores relacionados às doenças da gengiva são o fumo, o estresse, a baixa imunidade e hábitos alimentares equivocados.
Para tratar dos processos inflamatórios e infecciosos da gengiva - parte da boca que tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilares e mandibulares - e das estruturas de suporte do dente (osso e ligamento periodontal, ligados à superfície da raiz do dente), temos na odontologia a especialidade chamada periodontia. Juntas, gengiva e as demais regiões de suporte do dente, formam o “periodonto”.
Falaremos no texto de hoje sobre quais são, como evitar, sintomas e os tratamentos para os principais problemas da gengiva:
Doenças da gengiva
As doenças gengivais começam pela placa bacteriana, película composta por bactérias que se forma na superfície dos dentes regularmente. É por causa dela que precisamos escovar os dentes várias vezes ao dia. Quando a placa bacteriana não é removida regularmente, há um acúmulo que acaba infectando os dentes, a gengiva e, em alguns casos, indo até mais fundo, chegando ao osso ao redor das raízes dentárias. Esse tipo de dano causa as doenças gengivais, que surgem em três estágios diferentes:
GENGIVITE
A gengivite é o tipo mais brando de doenças nas gengivas. É uma inflamação inicial, causada pelas toxinas liberadas pela placa bacteriana acumulada nos dentes. Seus sintomas incluem vermelhidão na gengiva, que também fica mais inchada, além de sangramento espontâneo e durante a escovação.
PERIODONTITE
A periodontite surge quando a gengivite não é tratada. É uma evolução da primeira inflamação, com o osso e as fibras de sustentação dos dentes já atingidos. Nesse estágio, a gengiva começa a recuar, formando uma espécie de bolsa entre os dentes (onde as bactérias passam a se alojar).
PERIODONTITE AVANÇADA
Esse é o estágio mais avançado da doença, com as fibras e os ossos de sustentação já severamente danificados. A periodontite avançada acontece quando existe uma reação do nosso sistema imunológico frente às bactérias alojadas na gengiva, as quais destroem os ossos e as fibras de sustentação, fazendo com que os dentes mudem de lugar, fiquem móveis e até soltos. Em alguns casos mais severos, o único tratamento é a extração dentária.
Quais são os sintomas mais comuns?
– mau hálito;
– tártaro;
– sangramento durante a escovação;
– mobilidade dos dentes;
– gosto de azedo na boca;
– pus entre gengiva e dente;
– gengiva vermelha.
Como evitar?
-fazer a higiene adequada da boca, o que inclui escovação frequente e uso diário de fio dental;
-evitar o fumo, pois o tabaco promove alterações no sistema imunológico e gengival, permitindo o acesso mais fácil de bactérias.
-revisões a cada 6 meses no seu dentista, mantendo a limpeza profissional em dia.
Tratamentos
A prevenção é a melhor opção para não ter que iniciar um tratamento de periodontia, mas quando a doença já está instalada, é necessário realizar a limpeza, raspagens e em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos para auxiliar no tratamento.
O resultado do tratamento dependerá do grau da doença. Ele também ditará o nível das sessões que serão realizadas e podem ser básicas, moderadas ou avançadas.
O assunto periodontia e as doenças de gengiva é bastante extenso, mas esperamos que com o texto de hoje possamos ter contribuído com informações relevantes para seu cotidiano. Lembrando, a higiene correta dos dentes é a solução para evitar a maioria dos problemas odontológicos.
Até a próxima.
Comments