O flúor como um importante aliado no combate às cáries

Desde pequenos nos acostumamos a ouvir a frase: “Já escovou os dentes?”. Pois nesse ritual, um dos protagonistas é a pasta de dente, por causa do flúor, mineral encontrado facilmente na natureza, por toda a crosta terrestre. Já os dentes são a estrutura mais resistente do corpo humano, feitos à base de cálcio e fosfato. Porém, essa força toda é totalmente vulnerável a um pequeno inimigo, que pode derrubá--lo sem piedade: o açúcar. É que as bactérias que vivem naturalmente na boca e aderem aos dentes transformam esse ingrediente em um poderoso ácido que gera as lesões de cárie. Além disso, o açúcar reduz o pH da boca ao ponto de fazer com que a saliva perca seu poder de repor os minerais dos dentes. Dentro dessa sequência de ações e reações biológicas, aparece um herói da saúde bucal, o flúor, por reduzir a quantidade de minerais que o dente perderia. No momento em que a ingestão de açúcar para e o pH volta ao normal, o flúor também acelera de duas a quatro vezes o processo de remineralização desempenhado pela saliva. Todo esse sistema de perdas e reposição acontece cerca de 20 minutos depois de cada ingestão de açúcar. Por causa dessa ação neutralizadora, dizemos que o flúor é o agente inibidor de cáries mais eficiente, seguro e econômico. Mesmo assim, muita atenção: a cárie não é provocada por falta de uso de flúor, mas sim, pelo consumo frequente de produtos açucarados e a falta de higiene adequada.

Onde encontramos o flúor?

Sua utilização ocorre há mais de 60 anos em todo o mundo e é recomendada por entidades como Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. O flúor pode ser sintetizado em laboratório e ser adicionado a uma série de produtos, como os cremes dentais e a água fornecida pelas companhias de saneamento público. Seu uso também pode ocorrer por via tópica, ou seja, quando ela é aplicada diretamente na boca. Nessas condições, o flúor é apresentado à cavidade bucal por meio de bochechos, escovação dos dentes e na forma de gel ou espuma, inclusive com moldeiras ajustáveis.

Como saber a dosagem correta de flúor?

Cada pessoa necessita de quantidades diferentes de flúor e ninguém melhor que o seu dentista para informá-lo sobre qual a forma de flúor você vai necessitar.

É válido lembrar que o consumo excessivo não traz mais benefícios dentários, pelo contrário, o flúor em excesso causa manchas no esmalte dos dentes.

Se a água que você bebe contiver flúor, somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para que adultos e crianças tenham dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries. Se a água de sua comunidade não for fluoretada, então seu dentista deve receitar suplementos de flúor para serem ingeridos diariamente.

No entanto, a aplicação tópica de flúor nos dentes é normalmente indicada às crianças em idade escolar. Adolescentes também podem se beneficiar disso para evitar cáries no futuro.

Esperamos ter deixado mais clara a importância do uso de flúor para a saúde bucal em todas as idades. Se precisar, entre em contato. Até a próxima :)