Sabemos que culturalmente existe uma relação entre a odontologia e a dor nos dentes, mas nem sempre todo problema dentário causará dor, nem todo tratamento precisará de anestesia.
A dor é algo muito particular, e sua tolerância varia bastante de pessoa para pessoa. Pode acontecer de uma pessoa chegar no consultório para uma revisão periódica e ir direto para o tratamento de canal com uma cárie avançada, e sequer ter sentido sinal do problema.
Em relação aos procedimentos, é comum pacientes nem quererem anestesia em algumas situações por tolerarem bem algum eventual desconforto, como o tratamento de cáries mais superficiais. E há procedimentos que por si só dispensam o uso de anestesia, como limpeza, aplicação de flúor, selante e manutenções ortodônticas.
Agora, se você quer realmente fugir de qualquer nível de dor no tratamento odontológico, cuide bem da higiene bucal e vá ao dentista a cada 6 meses para consultas de revisão. Isso evitará que problemas se agravem, virando motivos de dor, além de deixar menos dolorida qualquer intervenção.
Já visitou o dentista este ano?
Comments