top of page
Buscar
simonechittoni

IMPACTO DO CLAREAMENTO NO ESMALTE DENTÁRIO

A liberdade que um sorriso perfeito proporciona faz a diferença na vida de qualquer pessoa, pois aumenta a autoestima, a convivência social, além de ser um incentivo para o cuidado ainda maior com a saúde bucal. E o clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados no consultório justamente por devolver, de maneira rápida e eficiente, boa parte da estética bucal. Em relação a ele, uma dúvida muito comum dos pacientes sobre eventuais danos que o procedimento possa causar ao esmalte dos dentes. Antes de explicarmos isso, vamos entender um pouco melhor sobre como funciona a técnica do clareamento dentário.


O clareamento dental consiste em utilizar produtos químicos que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas resultantes de uma dieta rica em corantes, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro. No passado, as concentrações de ingredientes clareadores mais altas resultavam em maior sensibilidade. Entretanto, hoje como os géis são bem equilibrados, a sensibilidade não é mais um problema, podendo ainda ocorrer especialmente quando são ingeridos alimentos quentes ou frios, mas desaparecendo após 48 horas e cessando completamente ao final do tratamento.


Existem três tipos de clareamento e todos devem ser feitos sob a supervisão do dentista: a técnica caseira supervisionada, a de consultório e a técnica mista. Qual delas escolheremos dependerá dos objetivos e rotina do paciente, o que será definido em conversa com o dentista. É preciso levarmos em conta que o sucesso de todo clareamento depende muito do estudo das alterações de cor, de um diagnóstico adequado, bom plano de tratamento, seleção adequada das técnicas utilizadas, potencial do agente clareador e, fundamentalmente, das orientações dadas ao paciente e sua colaboração durante o processo clareador. Isso evitará qualquer problema tanto na estrutura dental, quanto no tecido gengival.


O clareamento danifica o esmalte?


A técnica de clareamento é muito segura desde que realizada por profissional capacitado, já que em determinado momento do tratamento, os químicos utilizados atingem um ponto de saturação e deixam de agir, momento em que ocorre o máximo de clareamento. A partir daí, os pigmentos não são mais clareados e a ação prolongada do produto tem um resultado diferente.

O agente clareador começa a atuar em outros compostos que apresentam cadeias de carbono, como as proteínas da matriz do esmalte. E é aqui que pode ocorrer prejuízo da

estrutura dental, caso o dentista não cesse o processo no momento certo.


O uso prolongado, ao longo dos anos, de clareamentos tanto na técnica caseira quanto na de consultório, também poderá afetar a morfologia do esmalte quando executados de forma irracional e com indicação incorreta.


Com tudo isso, podemos afirmar que o clareamento dental é um procedimento seguro e eficaz e que eventuais problemas são facilmente resolvidos através de alguns cuidados antes de iniciar o tratamento, a seleção de técnica mais apropriada e o uso de agentes clareadores de boa qualidade.

Se você está incomodado com seu sorriso por causa de manchas ou dentes escurecidos, o clareamento pode ser a técnica ideal para que você seja novamente livre para sorrir.

__________

CLÍNICA ORTHOSIM 💚


📌 Av. São Borja, 412

São Leopoldo / RS


www.clinicaorthosim.com.br


☎️📱 (51) 98912.5858

__________

.

.

.

.

.

.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page