Doenças da gengiva: O que pode acontecer se não tratar.

Tão importante quanto os dentes, a gengiva - parte da boca que tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilares e mandibulares - merece de todo cuidado para se manter saudável. Junto às estruturas de suporte do dente (osso e ligamento periodontal, ligados à superfície da raiz do dente), temos a formação do periodonto, daí a especialidade na odontologia chamada de periodontia.

Bem, aqui mesmo em nosso blog você encontrará outros textos explicando mais sobre as doenças de gengiva (gengivite, periodontite e periodontite avançada), sintomas, como evitar e tratamentos.

Por isso, hoje, focaremos no que pode acontecer caso não tratemos adequadamente e no tempo certo as alterações do periodonto mais graves. Aqui nos referimos aos casos de periodontite, que é a progressão do quadro de gengivite, forma mais branda da infecção da gengiva que não inclui qualquer perda do osso nem dos tecidos que seguram os dentes, podendo ser geralmente revertida com a escovação regular e o uso do fio dental.

TIPO DE MANIFESTAÇÃO DA PERIODONTITE

1)Periodontite de progressão lenta:

-inflamação gengival;

-formação de bolsa;

-perda óssea;

-mobilidade do dente e, até, em casos extremos, a migração.

2))Periodontite de rápida progressão:

-elevado grau de destruição óssea;

-tecido apresenta-se inflamado, ulcerado e muito vermelho;

-sangramento espontâneo ou frente a um leve toque;

-supuração (formação de pus);

-perda de peso, depressão e outras deficiências imunológicas.

3)Periodontite juvenil:

-destruição do periodonto de sustentação;

-grande destruição óssea.

4)Periodontite crônica do adulto:

-inflamação gengival e formação de bolsa;

-perda de inserção periodontal e osso alveolar;

-sangramento gengival espontâneo, perdas ósseas e mobilidade dental.

Com base nos tipos de periodontite, recém vistos, temos a real noção de como essa doença evolui rapidamente. E o que pode acontecer se não for tratada?

Essa doença é um grande risco para a saúde bucal, pois tem a característica de promover a destruição dos tecidos do periodonto. Isso significa que, aos poucos, a pessoa com doença periodontal vai sofrer com problemas nessas estruturas que sustentam os dentes, inclusive a perda óssea.

A base que sustenta a dentição terá uma má qualidade e não vai conseguir manter os dentes presos na boca. De maneira gradativa, a periodontite vai destruindo o osso que sustenta o dente, causando mobilidade e podendo ocasionar sua perda.

Por isso, quanto mais cedo o tratamento periodontal for iniciado, melhor. Se tem dor, sangramento e inflamação ou inchaço, é importante procurar o dentista imediatamente. Também indicamos que crie o hábito de analisar os dentes, as gengivas e outras estruturas da boca para que você consiga identificar alterações quando elas ainda estiverem no começo.

E como prevenção, mantenha a limpeza correta dos seus dentes, incluindo o uso diário de fio dental e evite os fatores relacionados às doenças da gengiva, como o fumo, o estresse, a baixa imunidade e hábitos alimentares equivocados.

___