Como evitar a gengivite com o uso do aparelho dentário

Quem faz tratamento ortodôntico deve ter cuidado redobrado com a limpeza bucal, o que inclui dentes, o aparelho e, claro, a gengiva, a fim de evitar o aparecimento de doenças como cáries, placas bacterianas, manchas e doenças periodontais.

No texto de hoje, daremos dicas de como evitar a gengivite - gerada a partir do contato da placa bacteriana com os dentes e gengivas - para os pacientes que usam aparelho ortodôntico fixo.

O segredo é iniciar com uma escovação eficiente no mínimo 3 vezes por dia e usar corretamente e diariamente o fio dental, por mais preguiça que possa dar. Hoje, existem facilitadores para esse processo, que deixam muito mais prática a vida de quem precisa passar fio dental com aparelho, como por exemplo o “passa-fio”, pequeno objeto em formato de agulha que direciona o fio dental entre os arames do aparelho, e a escova interdental.

Para complementar esses cuidados diários, mantenha as consultas de rotina a cada 6 meses junto ao ortodontista para conferir que está tudo certinho.

A gengivite é um alerta de uma doença muito grave chamada periodontite. Quando ela evolui, se transforma nessa inflamação da gengiva que danifica e destrói os ossos do maxilar, podendo causar inclusive a perda do dente.

Então, caso você perceba suas gengivas irritadas e inchadas, com uma coloração mais avermelhada do que o comum, com leve sangramento sobretudo ao passar o fio dental, corra para o dentista.

_______