Bruxismo: Sinais e possíveis causas

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou sente com frequência dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo, cuja palavra vem do grego brycheinm, que significa ranger dos dentes. Então, o bruxismo é uma desordem funcional que pode ocorrer em adultos e crianças caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono - de forma involuntária - ou até durante o dia.

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como alterações da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Os sinais e sintomas de bruxismo costumam incluir:

• Ranger ou apertar os dentes tão forte que às vezes pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado;

• Dores de cabeça, pescoço e região cervical;

• Dentes fraturados, lascados;

• Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente;

• Aumento da sensibilidade dentária;

• Dor na mandíbula ou dor na face;

• Perda óssea e retração da gengiva;

• Disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM).

Possíveis causas:

-Má oclusão - se os dentes superiores e inferiores não estiverem alinhados, o encaixe dos dentes não fica correto, o que interfere no ato de ranger;

-Stress e ansiedade - o bruxismo pode estar, igualmente, associado a condições de stress e ansiedade pelo que, em momentos de maior pressão, tende a agravar-se;

-Substâncias estimulantes - Cafeína, nicotina e álcool são o trio de ataque, assim como maus hábitos alimentares também podem desencadear episódios de bruxismo;

Saber identificar as causas é fundamental para prevenir a condição e assim evitar o contínuo desgaste dos dentes para um sorriso bonito e saudável.

___