Quando pensamos em dentista, geralmente nos vem à cabeça o profissional que irá tratar dos dentes, especialmente a cárie, e outras doenças bucais. No entanto, como nossa boca pode ser a porta de entrada de diversas doenças que acometem o corpo, o dentista também está apto a identificar possíveis sinais iniciados pela gengiva, língua, bochechas e dentes, por exemplo, mas que na realidade estão indicando outros males.
Em uma época em que a saúde está em evidência mais do que nunca, reforçamos a importância de nos cuidarmos como um todo. Por isso, compartilhamos com vocês 9 doenças que que dão sinais pela boca e podem representar problemas mais sérios:
ANEMIA
A anemia é causada pela ausência de glóbulos vermelhos saudáveis no organismo. Dentre os sintomas que a caracterizam, alguns deles podem ser sentidos na boca. Uma pessoa com anemia, pode ter a sensação de queimação na língua e apresentar mucosas mais esbranquiçadas. Isso ocorre em razão da glossite, uma inflamação que acomete toda a língua. Outra manifestação decorrente da anemia, é uma língua mais lisa, sendo que o ideal é uma textura mais áspera. Além desses sintomas, a pessoa pode sentir fadiga, tonturas e falta de ar.
AIDS
Como a AIDS é uma doença que enfraquece muito o sistema imunológico, os microorganismos se proliferam de forma mais agressiva, acarretando em problemas bucais como verrugas bucais, surtos de febre, leucoplasia pilosa, candidíase bucal e aftas. Pode ocorrer também inflamação na gengiva, placas esbranquiçadas, linhas verticais brancas na região lateral da língua e aftas de grande extensão. Como algumas pessoas costumam ficar com a boca mais ressecada, o aparecimento de cárie pode ser mais eminente.
BULIMIA
A bulimia é um transtorno psiquiátrico, em que as pessoas costumam abusar de laxantes e indução de vômito. O hábito de vomitar com frequência, faz com que os ácidos do estômago cheguem à boca. Esse ácido, em contato com os dentes, destrói sua camada superficial e o enfraquece. Além disso, acaba machucando a mucosa bucal.
CÂNCER DE BOCA
O vírus do papiloma humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível bem comum, principalmente entre os jovens. Os sintomas diretamente relacionados à região bucal, que podem evoluir para um câncer bucal, são dormência em qualquer parte da boca ou lábio, ferida na boca que dure mais de duas ou três semanas e coloração anormal (vermelha, branco ou preta) dos tecidos moles da boca. Então, caso você observe alguma afta ou lesão que não desaparece após duas semanas, converse com o seu dentista.
CIRROSE HEPÁTICA
A cirrose é uma doença crônica do fígado caracterizada por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Indivíduos que sofrem com a Cirrose Hepática, normalmente apresentam mudança de cor das partes moles da boca, podendo apresentar coloração amarelada ou esverdeada.
DIABETES
O diabetes é caracterizado pelo descontrole nas taxas de açúcar do organismo. Suas manifestações orais incluem além de mau hálito, também chamado de hálito cetônico, um risco aumentado de periodontite (inflamação da gengiva). Outras alterações, como candidíase eritematosa e boca seca, podem estar relacionadas.
DOENÇAS AUTOIMUNES
As doenças autoimunes são causadas por uma reação do sistema imunológico do organismo. Enfermidades como o lúpus eritematoso sistêmico e o pênfigo vulgar, em que o próprio sistema imune ataca estruturas do corpo, podem dar sinais como úlceras nas mucosas da boca. Já a síndrome de Sjögren, faz com que a saliva de alguns pacientes fique espessa e outros nem chegam a produzi-la.
LEUCEMIA
A leucemia é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea e é caracterizado por afetar as células sanguíneas. Esse tipo de câncer que se inicia na medula óssea e afeta as células do sangue é marcado por um inchaço da gengiva e uma maior propensão a sangramentos espontâneos sem nenhuma razão aparente.
SÍFILIS
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) cujo um dos primeiros sintomas é uma ferida na gengiva que demora a cicatrizar.
Conhecer as doenças que se manifestam pela boca é mais um alerta sobre o cuidado com sua saúde. As visitas periódicas ao dentista podem ajudar no diagnóstico precoce de diferentes
patologias, facilitando o seu tratamento e beneficiando seu prognóstico. Para isso, procurar por um profissional capacitado, com qualificação e experiência, trará ainda mais confiança, pois saberá identificar sintomas e problemas bucais que possam indicar problemas mais sérios. E, assim, encaminhar você para ser avaliado por um médico, se for o caso.
*Doenças listadas pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo,
Comments