top of page
Buscar
  • simonechittoni

6 etapas do tratamento ortodôntico

Passar pela fase de uso aparelho nos dentes faz parte da vida de muita gente que busca, além do alinhamento dos dentes, estabelecer uma correta oclusão (contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca). E geralmente é uma preocupação dos pacientes saber o tempo de duração do tratamento ortodôntico, sendo grande o desejo de que as correções sejam feitas o mais rápido possível para logo tirar o aparelho. No entanto, vale o ditado de que a pressa é inimiga da perfeição. Nesse sentido, entendemos que a informação e compreensão sobre toda jornada de um tratamento ortodôntico são o primeiro passo para a conquista de excelentes resultados, já que absolutamente todo processo precisa passar pelos passos que descreveremos a seguir para que o profissional possa corrigir não somente a estética da dentição, mas também a sua funcionalidade. Afinal, quando os dentes estão desalinhados eles não se encaixam com perfeição e isso traz problemas para a mastigação, a fala e até mesmo a respiração, além de prejudicar a saúde bucal e óssea.


Então, para que você entenda melhor este processo, a Dra. Simone Fuchs, ortodontista da clínica Orthosim, vai detalhar em nosso blog as 6 etapas de um tratamento com aparelho dentário. Confira:


1)DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO

Aqui atuamos na investigação, desde a primeira avaliação até a solicitação e avaliação de exames, assim podemos orientar o paciente sobre as alterações encontradas, determinar o diagnóstico, apresentar as opções de tratamento e montar o plano de ação. É considerada a etapa mais importante do tratamento ortodôntico


2)INSTALAÇÃO

A colocação do aparelho representa o início do tratamento propriamente dito e quando os dentes começam a movimentar-se. Nesta etapa, o ortodontista irá realizar a colagem dos braquetes ou instalação dos aparelhos específicos para cada caso. Também é nesta etapa que são passadas as orientações de cuidados com o aparelho e se necessita de alguma ativação especial por parte do paciente ou do responsável, no caso das crianças.


3)ALINHAMENTO

Um dos estágios mais importantes do tratamento, já que nosso objetivo principal é alinhar os dentes, deixando-os retos e no mesmo nível. Iniciamos com fios leves e finos que promovam giros para que os dentes se alinhem na posição correta, podendo ser necessário, em alguns casos, a extração dentária. Neste momento, nenhum tipo de elástico é usado, pois os fios ortodônticos são bem leves (quanto menos força for aplicada maior será a movimentação dos dentes), e movimentos indesejados podem ocorrer caso exista a utilização destes acessórios. Nesta etapa o paciente já consegue perceber o progresso do tratamento. Podemos comparar esta fase do tratamento, fazendo uma analogia, com a obra de fundação de uma casa, onde futuramente serão feitas movimentações mais extensas e forças maiores.

4)CORREÇÃO

Esta é a etapa intermediária, e pode ser a mais demorada do tratamento, já que é quando o acerto dos encaixes começa a ser feito. Também é a etapa que mais se precisa da ajuda dos pacientes, pois na maioria dos casos são necessários utilizar elásticos e quanto mais tempo for utilizado mais rápido será esta fase.

Depois que os dentes estiverem alinhados e nivelados o suficiente, passamos a trabalhar com fios de aço mais grossos combinados a elásticos (no caso do aparelho fixo) para aumentar a movimentação dos dentes, fechar espaços, ajustar desvios, fechar mordidas abertas ou qualquer objetivo definido inicialmente. Esses fios são geralmente de aço, quadrados ou retangulares, sendo bem mais grossos que os iniciais. Não seria possível o seu uso com os dentes desalinhados ou com giros. Por serem mais resistentes, não sofrem deformações com facilidade e podem resistir a forças de elásticos e outros acessórios ortodônticos.


5)FINALIZAÇÃO


Também chamamos esta etapa de refinamento, já que os dentes estão se aproximando das posições finais. É quando os pacientes já enxergam seus sorrisos aparentemente perfeitos, por isso é a fase mais desafiadora para os ortodontistas, bastante trabalhosa, e quando mais precisamos da paciência deles, pois ainda não terminamos. A finalização pode exigir o uso de elásticos verticais para melhorar o encaixe dos dentes, dobra nos arcos para ajustes de posições individuais e/ou instalação de braquetes e acessórios.


6)CONTENÇÃO

Os primeiros meses após a retirada do aparelho são considerados uma fase de adaptação dos dentes às novas posições, e por isso é muito importante a instalação das contenções ortodônticas superiores (geralmente removíveis) e inferiores (geralmente fixas). Não é possível dar garantias de que os dentes vão se manter na mesma posição para sempre, porém as contenções aumentam a estabilidade das arcadas. Paciente com mordidas abertas, prognatismo e hábitos ruins podem necessitar de contenções diferenciadas. Essa fase marca o fim da parte ativa do tratamento ortodôntico, iniciando-se uma fase de acompanhamento.


Viu como o tratamento com aparelho é descomplicado? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tratamento ortodôntico, esperamos sua visita. Somos especialistas em ortodontia :)

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page